top of page

Seis pontos para você considerar na compra da sua próxima máquina a laser


Máqunas de corte a laser de fibra ótica

Linha completa de máquinas de corte a laser - Oree



I. A variedade de materiais e as necessidades do seu negócio


Antes de tudo, deve-se considerar o escopo do seu negócio, a espessura do material a ser cortado, quais materiais precisam ser cortados, para então determinar a potência do equipamento e o tamanho da mesa útil a ser adquirida. As potências de laser, usuais no mercado, são de 500 W a 6.000 W. O tamanho da mesa de trabalho pode ser personalizado de acordo com as necessidades dos clientes.



II. Escolha inicial do fabricante


Depois de determinar as suas necessidades, vá ao mercado e faça um pequeno benchmarking com empresas parceiras, ou até mesmo com seus concorrentes que compraram máquinas de corte a laser para avaliar o desempenho e os parâmetros básicos da máquina. Escolha alguns fabricantes com preços e condições competitivas para solicitar uma cotação e amostras de peças. Posteriormente, recomenda-se realizar uma visita às instalações do fabricante e discutir mais detalhadamente sobre as características da máquina, o preço, o treinamento, condições comerciais e o serviços de assistência pós-venda.



III. Potência do laser


A potência do laser é uma das características mais importantes do equipamneto. Deve-se levar em conta ao materiais a serem cortados, as espessuras e as velocidades de corte e produtividade a ser alcaçada. Por vezes podemos ter potências mais baixas que conseguirão cortar espessuras maiores, porém numa velocidade menor, o que poderá não atender os quesitos qualidade e produtividade. Por essa razão, é altamente recomendável execurtar testes exaustivos até ter segurança sobre a potência ideal para a sua realidade, ou seja, nem para mais nem para menos.



IV. A parte central da máquina de corte a laser


É necessário prestar atenção especial aos componentes vitais do equipemento de corte a lase que são: as fontes ou geradores de laser, o cabeçote de corte a laser, servomotores, trilhos-guia e os periféricos como chillers e compressores de ar. Certifique-se que são usados componentes de qualidade mundial, reconhecidas pelo mercado. Esses componentes afetam diretamente a velocidade de corte e a precisão da máquina de corte a laser.



V. A qualidade do equipamento e a estabilidade de uso também são métricas importantes


A confiabilidade e estabilidade do equipamento afetam diretamente a disponibilidade e o nível de atendimento às demandas do seu Cliente. Máquina parada gera transtorno, atraso e Cliente insatisfeito. Nesse processo a máxima "o barato sai caro" é totalmente aplicável. Certifique-se que o fornecedor escolhido possui estrutura de desenvolvimento de produtos, qualidade de produção e atendimento pós-venda de classe mundial, proporcionando a segurança que o seu negócio merece.



VI. Serviço pós-venda


O serviço pós-venda de cada fabricante varia muito e assim como o período de garantia. Certifique-se que seu fornecedor possui estrutura de asistência técnica adequada e que presta serviço de qualidade e com rapidez. Além de prestação de assistência ao equipamento, um bom fornecedor deveria prestar acessoria técnica ao seu Cliente, ajudando-o a resolver problemas do dia-a-dia da produção como também melhorias em seu processo.


5 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page